A sabedoria antiga dos Livros Sagrados pensavam que não poderíamos entender a matéria sem entendimento do espírito, assim como, não poderíamos entender o espírito, sem entendimento da matéria.
Sendo assim, Espírito e Matéria são polos opostos de uma mesma substância: A Substância Universal.
Os gnósticos possuem uma máxima:
“ a terra que está no céu, o céu que está na terra. Assim como em cima, é embaixo”.
A Religião tem sua palavra, a Ciência suas promessas e demonstrações, a Filosofia suas teorias sistematizadas, a Arte suas criações, mas nenhuma de suas incursões e análises não conseguem compreender e sintetizar como se faz o encontro destes polos opostos.
A Cabala foi delineada e intuída por Deus, no início, para um grupo de seletos anjos que habitavam o Paraíso.
Depois da queda, os anjos mais graciosos comunicaram sua Doutrina Celestial a alguns filhos desobedientes da Terra, para fortalecer o protoplasma com os significados que assinalariam o caminho de regresso à sua felicidade e à sua Essência Verdadeira (Deus).
Esses ensinamentos passaram a Adão e a Noé e deste a Abraão ( o amigo de Deus), que levou este conhecimento ao Egito, compartilhando deste conhecimento para seus seguidores em terra alheia.
Foi desta maneira que os egípcios tiveram certo conhecimento, e outras nações orientais os absorveram para dentro dos seus sistemas filosóficos.
Moisés, que aprendeu toda sabedoria do antigo Egito, foi iniciado nos conhecimentos de Cabala, primeiramente na sua terra natal e depois alcançou o máximo de sua sabedoria durante suas viagens pelo deserto, onde era um estudante aplicado e também recebia suas lições, por intermédio de um anjo.
Este aprendizado teve a duração de 40 anos no total.
Com a ajuda da Cabala, as Leis que recebeu, foram compreendidas na sua máxima expressão, e com elas solucionou conflitos dos Israelitas, tanto nas suas peregrinações quanto nas guerras constantes que sofreu o povo de Israel sob seu comando.
Quando Moisés desceu do Monte Sinai, após ter recebido os 10 Mandamentos, deu instruções orais aos eleitos quanto à maneira que deveriam ser aplicados e interpretados.
Toda a Cabala está no Pentateuco – os 5 primeiros livros do Velho Testamento Bíblico.
Os judeus denominavam os livros de Moisés de Pentateuco, assim como os Gregos a eles se referiam, sintetizavam as Escrituras dos Hebreus.
A Cabala encerra efetivamente um ponto de vista sublime, digno e profundo acerca de Deus e Sua Criação.
Que este ensinamento agregue novo olhar para a caminhada espiritual.
Continuaremos na semana que vem.
Axé!
Obaraiyê