O Buscador Espiritual tem fácil acesso ao conhecimento através de livros, cursos, internet, redes sociais e estudos doutrinários da sua religião.
Não existe obstáculo para o Conhecimento. Tudo está à nossa disposição.
Mas por que buscamos conhecimento? Qual a real motivação?
Tanto o primeiro quanto o segundo buscador não estão com seu aprendizado completo. Precisam da PRÀTICA do CONHECIMENTO. Se você sabe e não pratica, você ainda não aprendeu.
O conhecimento pode crescer infinitamente, mas sem prática nenhuma na vida diária do indivíduo. O conhecimento cresce na memória, que é mecânica. Viramos papagaios de textos sagrados e doutrinas secretas. Para que?
O grande lance é passar a SER. Passar a SER O CONHECIMENTO em movimento. Nas ações, nos pensamentos, nas palavras, nas atitudes, nas escolhas.
Todos os homens possuem Consciência e o SER vive na Consciência, que não é mecânica como a memória.
Muçulmanos, Hindus, Cristãos, Budistas, Ateus, Gnósticos, todos possuem a mesma Consciência e buscam conhecimento em caminhos diferentes, porém, qualquer um que consiga praticar o que aprendeu, se iluminou no caminho.
A Mente não passa de um instrumento mecânico que você pode alimentá-la infinitamente com conhecimento e informações e ela crescerá. Não existe originalidade. Tudo é repetição.
Por SER compreendo a Consciência com a qual nascemos. Por MENTE entendo tudo que foi acumulado por nossa consciência pela sociedade, a educação e a cultura.
Assim, se você não superar a sua Mente, você não irá praticar os seus dogmas e seus credos. Você não pode se tornar um papagaio da sua doutrina. Precisa mostrar que aprendeu. Como? Praticando.
Este é o grande desafio do buscador: SER.
A meditação abre espaços para este processo. A meditação coloca você “dono” da sua mente e abre acesso para a Sua Natureza Divina.
Respire sozinho 05 minutos por dia, olhos fechados e inicie o seu processo de tomada de consciência.
Obaraiyê.