Os Caboclos são entidades ágeis num trabalho de socorro.
Têm enorme poder de cura.
Trabalham na cura, obrigações de batismo, cachoeiras, desenvolvimento dos médiuns, desobsessões.
Os Caboclos são utilizados na limpeza do ambiente, visando descarregar as pessoa e a casa.
São sérios e bravos nos trabalhos de demanda. Têm enorme rejeição por exus e carrego da almas (eguns) e, por isso, são muito respeitados.
Cabe aos Caboclos comandarem sempre os falangeiros da Umbanda. No desenvolvimento mais certo é ele, o Caboclo, quem primeiro incorpora no médium e não o Preto-Velho. Quando a pessoa incorpora primeiro o Preto-Velho, é porque os seus compromissos cármicos com o Preto-Velho são bem sérios.
CABOCLOS DE UMBANDA E ORIXÁS
As Yabás são ligadas a água e a lua, com exceção de Iansã.
As Caboclas de Pena podem utilizar os elementos ligados a seu Orixá como ervas, flores, lua ou locais da natureza, identificando a sua Fonte de Energia.
CABOCLOS DE UMBANDA, ORIXÁS E SEUS NOMES.
Como vimos antes, os Caboclos e Orixás de Umbanda trabalham em falanges. Desta forma os Caboclos podem ter nomes individualizados, indicando que trabalham numa energia cósmica diferente.
Existem também os nomes mais pessoas que servem para qualquer Yabá: Cabocla Jupira, Cabocla Jussara, Cabocla Jurema, Cabocla Janaína, Cabocla Iracema, Cabocla Jacira, Cabocla Potira, Cabocla Iraci, Cabocla Aruana, Cabocla Indara ou nomes indígenas.
– No próximo estudo continuaremos falando sobre os Caboclos.
Odékainã